Estar insatisfeitos… uma questão a ser avaliada

Todo final de ano costuma participar da Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz em minha cidade. Não foi diferente nesta semana.

Após a homilia, o Padre Marcelo Previatelli, ele leu um artigo de um jornal de grande circulação e de autoria que infelizmente não me recordo. O texto, em resumo, discutia sobre a importância da insatisfação e das chances em melhorarmos sempre.

Isto me fez repensar algumas ações para 2010. O texto trazia a discussão de que quando estamos satisfeitos, nos acomodamos e aceitamos como fato de que não precisa ser melhorado. A reflexão é de que quando estamos insatisfeitos, procuramos melhorar aquilo que fazemos.

Por exemplo, quando dizemos a um colaborador ou ao apresentarmos o resultado de um trabalho: “estou muito satisfeito!” é como se disséssemos: “isto é o melhor que pode oferecer. Não tem competência para melhorar”.

Em um primeiro momento, isto causou-me um desconforto. Como assim? Parecerá que não estou reconhecendo sua dedicação? Depois, passei o dia 01 todo pensando, remoendo a informação, observando as pessoas à minha volta. Concluí que é um fato: se cada ação pode ser melhorada à medida que refletimos sobre ela, à medida que apresentamos novas formas de se fazer. Podemos sim estar insatisfeitos, mas reconhecendo o esforço pessoal ou coletivo para agir.

Passamos estes dois últimos dias assistindo as equipes de resgate lutando para encontrar sobreviventes em diversos locais (SP, RJ, MG), mesmo quando tudo parece estar perdidos. Se estivessem satisfeitos com o trabalho que estavam fazendo, teriam desistido dos sobreviventes. As famílias não estariam atentas às ações políticas que são necessárias para mudar esta situação.

Se estivéssemos satisfeitos, não procuraríamos novas formas de atender às necessidades de nossos clientes, colaboradores, parceiros. Estaríamos agindo sempre da mesma forma e fazendo apenas o necessário.

Para 2010, desejo de todo o meu coração que você seja também um insatisfeito como eu. Procure agir de uma maneira diferente e melhor a cada empreitada. Acredite que pode oferecer mais do que já o fez. Cobre mais das autoridades do que é fornecido hoje.

Venha fazer parte deste grupo de insatisfeitos!

Autora: Carla Borges – psicóloga, consultora desde 1995, co-autora do livro: Tópicos Essenciais em Administração, professora universitária.

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