ATENÇÃO PARA VIDA FINANCEIRA

Em um momento de instabilidade política e econômica, a palavra-chave é cautela. Como fazer?

Todos estamos acompanhando com apreensão a insanidade de uma guerra e seu impacto na economia de todos os países, a volta aos trabalhos presenciais (para algumas áreas já voltou a algum tempo) e as dúvidas políticas internas. Mas o que tenho a ver com isso?

Você já deve estar notando o quanto os preços subiram, os salários caíram e a falta de alguns componentes e produtos no Mercado, não? Isso, de alguma forma, afetará você, em sua casa?

A resposta é sim! Uma dica simples e que pode ser aplicado por todos nós é cautela! Mas isso não pode impedir você de continuar a viver e a usufruir de alguns prazeres, pois pode impactar também em sua saúde mental.

Quando for ao supermercado, faça uma lista do que é sua prioridade e inclua um ou dois itens que são para o prazer seu ou de sua família. Exemplo: iogurte para as crianças. Não é uma prioridade na sua lista básica de compra, mas agrada as crianças. No entanto, use este agrado também para educar seus filhos. Coloque regras para o consumo ou verifique qual é o melhor momento para entregar este “prêmio”.

Anote suas despesas com o valor das coisas de forma coerente, mas lembre-se de anotar em um campo, o valor do que será recebido (os centavos contam!). Passe a observar sua lista de despesas e verifique onde pode economizar e onde pode permitir-se incluir itens.

Algumas despesas são fixas: aluguel, luz (uma média ao menos), água/esgoto, IPTU, IPVA, mas outras despesas são variáveis. Estas despesas variáveis precisam ser acompanhadas com detalhes, pois, a maior parte das vezes, são as grandes vilãs dos desperdícios.

Não é proibido pequenos mimos para si, mas a pergunta é: precisa ser agora?

Em tempos de vacas gordas, José instituiu que se reserva-se algumas delas para o momento de crise. O quanto você tem feito de reserva para estes momentos?

Bora lá viver de forma sustentável!

Rolar para cima