Brasil é um dos primeiros países a sair da crise

O Brasil sempre foi conhecido por seu “jeitinho brasileiro”, com um cunho negativo de país da malandragem e corrupção. No entanto, temos também um povo organizado, criativo, batalhador. Estas características fizeram toda a diferença nesta crise.

Os números são expressivos: mesmo com a crise atingindo países como Alemanha, EUA e Japão, o Brasil foi um dos últimos países a sentir a “marolinha”. Oficialmente, em Setembro, os países comemoraram a saída por completo desta fase de restrição.

Aqui, em Indaiatuba/SP, uma cidade de interior, mas com pretensões de “cidade grande”, temos muitos motivos para comemorar. Entre Janeiro e Setembro/2009, pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), tivemos resultados positivos:
– 4200 novas vagas;
– 538 pessoas colocadas no Mercado;
– Redução de 47% de emissões de seguro desemprego (neste período);

Estes são números expressivos e devem ser comemorados, sim.

Mas ainda existem dados preocupantes, pois existem vagas em aberto e poucos candidatos qualificados para concorrer. Várias entidades como SENAI, FIEC e tantas outras fornecem cursos de qualificação gratuitos ou a um custo baixo, mas poucos são os interessados em participar.

Estudar, dedicar-se, comprometer-se ainda são palavras-tabus. Precisamos mudar nossos paradigmas e enxergar as novas oportunidades que surgem:

– Pré-sal: como estamos nos preparando para enfrentar esta nova fase. O que é ? Quais são as profissionais que mais serão solicitadas para esta área? Como podemos nos preparar – cursos, qualificação?

– Em outubro, as contratações temporárias para o comércio, se iniciam. Estou me qualificando com cursos de vendas e atendimento ao cliente? Estou atento às oportunidades de novas áreas? Comércio pode ser a atividade de futuro até o final do semestre. Vejo isto como complicador ou oportunidade de renda?

– SENAI, SEBRAE, SENAC, FIEC e outras entidades estão concentradas na qualificação de profissionais e empresários, gratuitamente – diversos cursos foram e estão sendo oferecidos. Como fazer para participar? Onde posso tirar informações?

– Informática – a tecnologia à favor de trabalhadores, através do EmpregaSP. Onde encontro estes dados? Com quem posso conversar? Não tenho computador em casa, onde posso me cadastrar por um custo zero?

Estas e tantas outras perguntas devem fazer parte de sua rotina. Sair na frente e procurar as melhores oportunidades é um direito seu, mas exige cumprir alguns deveres, como o respeito à cidadania e à ética, voltar às salas de aulas, trocar informações com outros profissionais (network).

Conheça os órgãos, leia os jornais de sua cidade, acesse sites de informação geral, participe de eventos em sua cidade e nas cidades vizinhas. Este é o primeiro passo para se ter sucesso nos negócios, no trabalho e na vida.

Agora, mãos à obra!

Carla Borges – psicóloga, consultora empresarial
(19) 9742.9432

1 comentário em “Brasil é um dos primeiros países a sair da crise”

Deixe um comentário

Rolar para cima